Grande asteroide poderá colidir com a terra em 2020?
Segundo a NASA, o imenso asteroide tem 100% de chance, segundo suas analises, de atingir a Terra.
A cientista Danica Remy, declarou em meio a uma entrevista à rede de notícias internacional, NBC News, o que a maioria das pessoas não gostaria de escutar: um choque entre um asteroide e a terra é “100% certa”.
A pergunta que fica no ar, quando irá ocorrer essa colisão. Todos os asteroides que se aproximam da terra são observados pela NASA (Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço). Sendo que, alertas são emitidos apenas, para os asteroide que têm mais de 1km diâmetro.
Para a cientista, o risco não está presente no tamanho em si dos asteroides, porque mesmo os pequenos podem ocasionar danos. Ela ainda assegurou, que para cidades costeiras serem inundadas e milhões de pessoas serem mortas um único corpo com diâmetro de 60 m já poderia ocasionar essa situação.
-Esse tipo de devastação seria em nível regional, mas traria consequências globais em relação aos sistemas de transporte e rede e também no clima- esclareceu.
Danica relatou á NBC no dia 10. A cientista é membro da B612 Foundation, uma rede privada na qual trabalha em métodos que auxiliam na proteção do nosso planeta. Há cerca de duas semanas, segundo projeções feitas pela , um imenso asteroide teria passado “raspando” em média há 4 milhões de quilômetros do planeta e estava percorrendo na velocidade de 16,7 mil quilômetros por hora. Se por acaso sua trajetória direcionada á terra fosse modificada por algum obstáculo, ele levaria 10 dias para se chocar com nosso planeta.
Os cientistas também alertavam, não só a respeito da proximidade do corpo celeste, mas também sobre o seu diâmetro de 560 metros. Para ter noção do tamanho deste corpo, a sua dimensão é maior do que a altura do Pão de Açúcar, localizado no Rio de janeiro, e do Empire State Building, que fica em Nova York.